Espetáculo dentro e fora do campo: conheça os últimos 5 países-sede da Copa do Mundo

A primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930, no Uruguai. Na época, as 13 seleções que disputavam o Mundial se enfrentaram para garantir o caneco e o título de primeira campeã do mundo. A vencedora foi a seleção uruguaia, anfitriã, que fez 4 x 2 na Argentina. Oitenta e oito anos depois, o Mundial está sendo disputado na Rússia, mas muita história já rolou durante este tempo: dribles marcantes, vitórias sofridas e campeões humilhados.

A Seleção Brasileira, que fez uma boa campanha na primeira fase do Mundial na Rússia, se consagrou como a maior vencedora de Copas do Mundo com o título de pentacampeão em 2002. A seleção alemã, campeã da última Copa do Mundo, em 2014, no Brasil, acabou sendo eliminada pelo time da Coreia do Sul logo na fase dos grupos.

Mas as atrações não se resumem à no gramado. Além do espetáculo que as seleções proporcionaram, os países-sede também esbanjaram belezas. Conheça abaixo as últimas cinco sedes dos mundiais e algumas maravilhas de cada país.

Brasil – 2014

O último Mundial aconteceu no Brasil, em 2014. Com jogos em 11 cidades brasileiras, a Alemanha sagrou-se campeã após final contra a Argentina. A grande final aconteceu no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os torcedores puderam aproveitar toda a beleza da Cidade Maravilhosa, como o Cristo Redentor e as praias cariocas, que dão de 7 x 1 em muitos cenários de filmes.

O mascote da Copa de 2014 o Fuleco, uma junção das palavras Futebol e Ecologia, representando a preocupação com as pautas ligadas à natureza.

 

África do Sul – 2010

A Copa do Mundo de 2010 aconteceu na África do Sul. O palco da vitória da Espanha contra a Holanda foi o estádio Soccer City, em Joanesburgo. Ao todo, foram nove cidades-sede, que receberam as 32 seleções que buscavam o título de melhor do mundo.

A maior cidade da África do Sul, Joanesburgo, ofereceu aos turistas e torcedores variadas opções de passeios, como museus e parques nacionais, além das incríveis paisagens naturais. Naquele ano, além da música Waka Waka da cantora Shakira, que fez sucesso no mundo inteiro como hino da Copa, o mascote Zakumi também encantou os torcedores.

Alemanha – 2006

A Copa de 2006, na Alemanha, foi a segunda no país desde o início do Mundial. A famosa cabeçada do jogador francês Zidane aconteceu na histórica final contra Itália, contribuindo para a Azzurra sagrar-se, em Berlim, a grande campeã daquela Copa.

Além do turismo histórico alemão, os torcedores puderam desfrutar de belas paisagens nas 12 cidades que receberam os jogos durante o Mundial. Naquele ano, o mascote foi o simpático leão Goleo VI, acompanhado do seu amigo Pille, uma bola falante.

Coreia do Sul e Japão – 2002

Em 2002, o Japão a Coreia do Sul foram os anfitriões. Esta foi a primeira vez na história das Copas que a competição foi sediada em dois países. O Brasil se consagrou como pentacampeão durante o Mundial, arrebatando a Alemanha na grande final. Comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari, a campanha da Seleção durante a Copa foi impecável: sete jogos e sete vitórias.

Dentre as cidades que receberam os jogos estava a capital coreana, Seul, e algumas cidades japonesas. A grande final aconteceu em Yokohama, no Japão. Os visitantes puderam conhecer mais sobre a cultura oriental e apreciar as belezas naturais de cada país.

Esse Mundial também foi marcado por inovações nos mascotes. Naquele ano, três simpáticos alienígenas brilhavam como os protagonistas da Copa. Os Spheriks, como eram chamados, praticavam um esporte semelhante ao futebol em seu planeta, e encantaram toda a Terra.

França – 1998

A França sediou o Mundial em 1998, com jogos por 10 cidades espalhadas pelo país. Esta foi a primeira vez que o campeonato recebeu 32 seleções. Dos campeões mundiais, somente a seleção uruguaia não participou da competição. Além de anfitriã, a França também se consagrou como a grande campeã. Foi seu primeiro título em Copas do Mundo.

Com atrações convidativas aos turistas e torcedores, além da Torre Eiffel, a França também apresentou opções como passeios naturais e uma bela vista do Rio Sena. O mascote daquele ano foi o galo Footix, símbolo do país. Seu nome foi uma mistura das palavras Football e Asterix, um famoso personagem francês dos quadrinhos.

 

Para você, qual a melhor Copa de todos os tempos? Conta pra gente nos comentários!

Copyrights © 2018 Viação Progresso.
Todos os direitos reservados.

Go! Mídia