Já está pensando nas férias? Conheça Búzios!

buzios

Armação de Búzios ou, se preferir, apenas Búzios, como é conhecida. No post de hoje, você conhece um verdadeiro paraíso na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Além das belezas naturais dignas de cartões postais, o município tem uma ampla rede de restaurantes e pousadas sofisticadas, boates, lojas e bares que fazem a diversão de todos os públicos.

Um pouquinho de história

O pioneiro nome de batismo português da península foi “ponta dos búzios”, devido à presença de numerosas conchas de moluscos em suas praias. Com a construção da Armação das Baleias de Búzios, o estabelecimento comercial, passa a se chamar “Armação dos Búzios”.

Durante a década de 1950, a praia da Armação foi o sítio preferencial das primeiras residências de veraneio, visto que algumas famílias da burguesia brasileira e francesa – atraídas pela geografia paradisíaca, exuberância da caça submarina e proximidade relativa da cidade do Rio de Janeiro -, herdaram ou compraram e reformaram os antigos imóveis senhoriais da enseada portuária.

No entanto, a transformação do povoado começou em 1964, com a temporada de férias da atriz Brigitte Bardot e seu namorado brasileiro. A presença em Búzios da mais famosa estrela do cinema francês foi noticiada exaustivamente pelos meios de comunicação nacionais e internacionais, dando impulso definitivo àquele que seria considerado um dos balneários mais charmosos do mundo, que passa a ser frequentado, especialmente por franceses e argentinos.

As três mais!

Sem dúvida os maiores atrativos da cidade de Búzios, são as mais de 20 praias, com vegetação variada, formatos, temperatura da água e características únicas, algumas como verdadeiras piscinas naturais, outras com ondas radicais, ideais para a prática esportiva. Dentre as mais conhecidas e preferidas pelos turistas, se destacam:

Geribá

 

Geribá: É a preferida pelos cariocas. Suas águas são frias e agitadas. Ideal para a prática de surf. O nome tem origem indígena. Jeribá ou jerivá é uma palmeira comum na área litorânea, alta e elegante, cujos coquinhos doces e nutrientes fazem a festa das crianças e dos adultos.

 

 

 

Azeda

 

Azeda: De águas tranquilas e cristalinas, abrigada, boa para o mergulho. O seu acesso é feito a pé, a partir da praia dos Ossos. Um casarão no estilo colonial faz desta praia o cartão postal de Búzios. Na sua continuação está a Praia Azedinha.

 

 

 

 

Ferradura

 

Ferradura: De águas calmas e frias, com vários quiosques tradicionais ao seu redor. Possui o maior conjunto de mansões de Búzios. Tem este nome devido aos seus extremos se fecharem em forma de uma ferradura.

 

 

 

 

Dados relevantes

Número de praias: 23.

Localização: Latitude: 22° 44´49″ Sul e Longitude: 41° 52´55″ Oeste.

Extensão Territorial: Aproximadamente 70 Km²

População: 27.560 habitantes (Censo IBGE – 2010)

População estimada em 2015: 31.067 habitantes (IBGE – 2015)

Temperatura
Média anual: 25° C
Mínima: 19° C em Julho
Máxima: 30° C em Janeiro

Distância da capital: 165 Km

Tempo
Estiagem: Abril a Setembro
Chuva: Novembro a Março
Clima: Tropical

Como Chegar:

Do Rio de Janeiro: aproximadamente 2 horas de viagem. Após passar pela ponte Rio-Niterói pegar à esquerda no sentido Rio Bonito.

Pouco depois de Rio Bonito, pegar à direita a Via Lagos no sentido de Araruama/Cabo Frio (Região dos Lagos).

Ao acabar a Via Lagos, continuar por 5 km até o viaduto à esquerda que indica Búzios, Macaé e Rio das Ostras na entrada de São Pedro da Aldeia. Pegar então a RJ-106 em direção a Macaé/Búzios. Após 14 km.

Depois do posto de gasolina, entrar à direita seguir por uns 10 minutos até Búzios.

VEJA MAIS:

 

 

Fontes: buzios.rj.gov.br | buzios.com.br | buziosonline.com.br

 

Copyrights © 2017 Viação Progresso.
Todos os direitos reservados.

Go! Mídia