Sr. Chiquinho e Dona Joana
Sr. Chiquinho e Dona Joana

A história da Viação Progresso começou longe das estradas, dentro de uma padaria. O pai dos fundadores, Sr. Chiquinho, possuía o comércio na cidade de Vassouras/RJ. Com muito trabalho e esforço, o negócio prosperou e a família Soares decidiu partir para uma nova empreitada, adquirindo dois ônibus de madeira, em 1952. Nascia ali a Viação Progresso. Os anos se passaram e a empresa de ônibus foi crescendo, passando a ser o principal negócio da família. Até o ano de 1975, o movimento se concentrava na cidade de Barra do Piraí/RJ, onde ficava a matriz. Em 1975, com a aquisição de diversas linhas da Viação Salutaris, a Viação Progresso migrou seu setor administrativo e sua sede de Vassouras/RJ para a cidade de Três Rios/RJ, onde até hoje funciona o seu escritório central.

A evolução da pintura dos ônibus foi acontecendo junto ao crescimento da empresa.

Um dos primeiros ônibus

Pintura da década de 60

Pintura da década de 70 - 80

Em 1987, ocorre a primeira mudança de gestão da Viação Progresso. Os fundadores passam a direção da empresa para seus filhos, aumentando de três para seis diretores. Para marcar essa nova era, os diretores resolvem fazer outra alteração no layout da pintura, mostrando que a empresa estava atenta às mudanças do mercado.Pintura que marcou a primeira mudança de gestão, em 1987Assim como aconteceu em 87, em 2005 a família Soares resolve novamente modificar a sua gestão. Ocorre aí a segunda mudança na direção da empresa, ficando apenas com dois diretores executivos. Começa assim uma nova fase, em busca da profissionalização da organização. Assim como das outras vezes, a direção resolve mostrar a sua mudança através da nova pintura da frota.KM2_7258

Com a visão mais profissional, a empresa contratou uma consultoria organizacional para apoiar os diretores e os novos conselhos que foram criados.

A nova diretoria focou seus esforços na melhoria contínua dos processos dentro da organização, buscando uma maior sistematização. Criou-se então o NGQ – Núcleo de Gestão da Qualidade, que trabalhou incansavelmente até a conquista da Certificação ISO 9001, em 2008.

Em 2013, a família Soares resolve inovar mais uma vez e parte para outra mudança de gestão. Para isso, contratou a mesma consultoria de 2005 e solicitou um novo diagnóstico.

Resolve-se então ficar com apenas um membro da família na direção da empresa. Assim, chegou-se ao modelo mais próximo de uma profissionalização total.

O cenário atual exige cada vez mais agilidade e arrojo nas tomadas de decisão. A Viação Progresso entende que a melhor forma de uma empresa familiar alcançar o sucesso é através da informação e participação de todos os sócios acionistas.

Pensando nisso, a família Soares, através dos conselhos de Família e de Administração, estuda e define os objetivos e metas da estratégia da organização, traçando anualmente um Plano de Negócio que, após aprovação, serve de bússola para o diretor executivo.

A família Soares acredita que todas as conquistas alcançadas nessas seis décadas são fruto dos valores herdados do Sr. Chiquinho e da Sra. Joana. Para ser bem-sucedida, uma empresa familiar precisa, acima de tudo, da união de todos os membros acionistas.

E é com esse pensamento que a Viação Progresso ruma em direção ao que definiu como seu slogan: “Viação Progresso – O melhor caminho”.

Copyrights © 2017 Viação Progresso.
Todos os direitos reservados.

Go! Mídia