Vale do Café

capa


Conheça um pouco mais sobre a região do Vale do Paraíba do Sul Fluminense

Vale do Café é a denominação turística do conjunto de 15 municípios da região do Vale do Paraíba do Sul Fluminense, localizado a cerca de 120km da cidade do Rio de Janeiro, composto por Vassouras, Valença, Rio das Flores, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Paracambi, Miguel Pereira, Mendes, Barra do Piraí, Pinheiral, Barra Mansa, Paraíba do Sul, Volta Redonda e Resende.

A história

A região se destacou no século XIX pela produção de café, respondendo por 75% do abastecimento do mercado mundial, garantindo ao Brasil o posto de liderança na exportação do produto. Fato que trouxe ao país um grande desenvolvimento econômico.

O dinheiro do café construiu ferrovias, financiou a iluminação pública e proveu todo o tipo de investimento em infraestrutura que o Brasil fez durante esse período, além dos verdadeiros “palácios rurais”, que são as fazendas históricas construídas pelos nobres da região. O Ciclo do Café foi, economicamente, muito mais representativo, em termos de ganho que o Ciclo do Ouro.

As famílias cafeeiras ganhavam dinheiro com o café e seguiam o padrão luxuoso e as últimas tendências da Europa, tendo como referência principal a França. Dessa época, ainda são conservados o legado histórico e a preservação do casario das antigas fazendas de café. Atualmente, cerca de 30 dessas fazendas estão abertas à visitação. A região também se destaca pela arquitetura de igrejas.

Em julho de cada ano, desde 2003, a região acolhe o Festival Vale do Café, idealizado por Cristina Braga, primeira harpista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e com direção artística de Turíbio Santos, um evento que apresenta concertos de música em fazendas, shows em praça pública e promove oficina de música com crianças da região.

Conheça três pontos turísticos:

Casa da Princesa Isabel em Barra do Piraí – Foi inaugurada em 7 de agosto de 1884, junto com o Chafariz, e integra um conjunto remanescente das primeiras construções da cidade. Na ocasião, hospedou a Princesa Isabel na visita do Imperador D. Pedro II, na cidade.

Casa Pricesa Isabel - Barra do Piraí

Estação Ferroviária de Paulo de Frontin – Construída nos moldes ingleses, com tijolos maciços aparentes e detalhes em branco, foi inaugurada em 1863 com o nome de Rodeio. Recebeu a denominação atual na década de 1920 em homenagem ao engenheiro que projetou a linha férrea da cidade. No local, funcionam um Centro Cultural e a Secretaria de Cultura.

Estação Ferroviária de Paulo de Frontin

Fazenda Vista Alegre – Localizada em Valença, é uma das fazendas mais importantes do séc. XIX. Nela despontam suas formas arquitetônicas em harmonia com seus belíssimos jardins. No auge do Ciclo do Café, a Fazenda Vista Alegre recebeu visitantes ilustres, como o Conde D’Eu e o pianista Gottschalk. Além de membros da família Real e personalidades importantes de nossa história, que tiveram sua passagem em seus domínios registrada para a posteridade.

Fazenda

Copyrights © 2017 Viação Progresso.
Todos os direitos reservados.

Go! Mídia