Blog

5 dicas para planejar bem sua próxima viagem

Uma boa viagem de descanso está nos seus planos? Independentemente do destino, uma coisa é certa: é preciso ter um bom planejamento para que até as tão sonhadas férias não se tornem um verdadeiro pesadelo. Para que isso não aconteça, é preciso seguir algumas regras básicas de planejamento, seja para ir para Petrópolis, para a Bahia ou para o outro lado do mundo.

Pronto para conferir as nossas dicas? Depois, vai ser só arrumar a mala! Boa leitura.

1.    Escolha o seu destino

A Viação Progresso conta com mais de 30 destinos só na região Sudeste para você visitar e curtir sozinho ou com aqueles que ama. Curtir os ares do interior de Leopoldina? Aqui, você pode. Na hora de escolher, leve em conta o tempo de viagem para programar seu momento de chegada ao local e já começar a desbravar o seu destino.

2.    Decida a data

Destino escolhido? Agora, é importante já ter em mente as datas de ida e de volta, além do tempo que deseja passar no local. Comprar passagens de ônibus com antecedência pode render uma boa economia no valor final, além de apresentar uma oferta maior de bancos disponíveis nos veículos. Com tempo, você consegue, ainda, organizar as tarefas de casa e do trabalho para não passear com nada pendente.

3.    Programe os gastos

Mesmo que você viaje para um local próximo de sua cidade, gastar dinheiro é uma certeza. E, para se preparar financeiramente para suas novas aventuras, é preciso fazer uma lista de gastos básicos e de prioridades. Nessa conta, não se esqueça das acomodações, das refeições e dos passeios pagos. Também vale economizar para levar aquele souvenir de volta para casa. Se você for viajar com a família, lembre-se de multiplicar os gastos dessa conta.

4.    Tenha o roteiro em mãos

Destino programado, passagens em mãos e dinheiro no bolso, só falta escolher os lugares que você vai conhecer. Para começar, tenha sempre em mente o número de dias disponíveis para se programar. Pesquise os pontos turísticos da cidade e não tenha vergonha de perguntar para os moradores locais qual a melhor opção para almoçar ou para passar o dia. Às vezes, se prender muito ao roteiro pode fazer com que pequenos detalhes da cidade passem despercebidos. Coloque na sua agenda um tempo para improvisar!

5.    Redobre a atenção com as crianças

Se você possui filhos ou pretende levar alguma criança para curtir as férias em outra cidade, sua atenção deve ser redobrada durante toda a viagem. Uma dica é levar frutas ou biscoitos para lanches dentro do ônibus. Nas paradas, sempre desça e as leve para utilizar o banheiro ou apenas dar uma volta para distrair.

Caso o tempo no transporte seja grande, também é uma boa ideia levar brinquedos e jogos para evitar que os pequenos fiquem impacientes e ansiosos durante o trajeto. É válido saber que, nas viagens de ônibus, crianças com menos de seis anos (incompletos) não pagam passagem desde que não ocupem uma poltrona. Esse direito é assegurado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na Resolução 4.282.

Dicas anotadas, faça as malas e pé na estrada! Confira nossos itinerários e garanta já sua passagem para as próximas férias.